Os carros automáticos tem se popularizado e ganhado espaço no mercado, devido à facilidade e conforto que proporciona ao condutor as pessoas estão migrando para os carros que possuem este câmbio. Com isso, a quantidade de seminovos à venda também aumenta, e é importante que alguns cuidados sejam tomados na hora de adquirir este tipo de veículo. Abaixo seguem algumas dicas para você ficar de olho:
1- Manchas de fluido
Se você encontrar manchas de fluido (geralmente na cor avermelhada) perto da transmissão do veículo, isto pode indicar que houve vazamento. Como não é possível saber quantos quilômetros foram rodados com este problema e quais os danos que já foram causados no câmbio, é melhor descartar esta opção da lista.
2- Troca de marcha
A troca de marchas do veículo deve acontecer de maneira suave e sem vibrações. Peça para fazer um test drive no carro, e verifique se em uma aceleração suave e progressiva as marchas são trocadas de maneira quase imperceptível, e se quando pressionado até o final o pedal do acelerador, ocorre uma redução imediata.
3- Luz no painel
Observe se no painel do veículo acende alguma luz (geralmente com o símbolo de uma alavanca ou engrenagem). Isto significa que existe algum problema no câmbio, e possivelmente o reparo deste sistema não será barato, neste caso, é melhor procurar continuar a busca pelo carro ideal.
4- Análise de consumo
Apesar de os câmbios automáticos terem fama de consumir mais que os mecânicos, algumas tecnologias ajudaram a virar este jogo.
O câmbio CVT (Continuously Variable Transmission) se destaca quando o assunto é consumo, já que não utiliza o conversor de torque, que é o sistema para eliminar a embreagem a mais tempo no mercado. Isto porque utiliza sempre a faixa em que o motor desempenha melhor, fazendo com que a economia seja maior.
Mas o campeão no quesito consumo é o câmbio de dupla embreagem, este sistema utiliza uma embreagem para as marchas pares e outro para as ímpares, o que torna a troca extremamente rápida. A economia de combustível que este câmbio proporciona costuma surpreender, mas em contrapartida, a sua manutenção também é mais cara.
E você, já sabe qual sabe o tipo de câmbio que quer no próximo carro que comprar? Qualquer dúvida sobre este ou outro assunto relacionado ao veículo que está procurando, entre em contato com a gente que vamos te ajudar.